Dicas de Saúde
Acupuntura: Quais os benefícios e para que serve?
-
Categoria Pai: Dicas de Saúde
-
em Acupuntura
O ocidente a acupuntura ganhou credibilidade sem precedentes por seus benefícios reconhecidos no alívio das dores das mais diversas origens.
Ela se mostrou muito eficaz no tratamento da dor aguda e crônica.
Em 1979, a Organização Mundial da Saúde (OMS) editou uma lista com o tratamento de acupuntura para mais de 40 doenças ou disfunções no organismo que, após mais de vinte anos de pesquisas, resultou no documento Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trial.
Apenas para que se tenha uma ideia, entre estes males estavam a fibromialgia, osteoartrite, dor lombar, ciatalgia, bursite, acne, micose, herpes zoster, infertilidade, menopausa, labirintite, diabetes mellitus, obesidade, bronquite aguda, asma, gripe comum, hipertensão, cólica intestinal, cólica menstrual, constipação, incontinência, síndrome de raynaud, enxaqueca, AVC, paralisia facial e muitas outras.
O objetivo benéfico principal da acupuntura é curar ou amenizar os sinais e sintomas da doença, equilibrar a energia dos órgãos e vísceras e promover harmonia entre mente e corpo.
Seu diagnóstico é realizado por meio de perguntas relacionadas à medicina chinesa.
São feitas perguntas sobre qual sabor, cor e estação do ano o paciente prefere, exame dos pulsos, da língua, da íris, temperatura corporal e das extremidades, sobre o sono, sobre os sentimentos de raiva, tristeza, alegria, preocupação etc.
Todo o procedimento é feito por um profissional com formação em Medicina Tradicional Chinesa.
E, no Brasil, apenas pessoas graduadas em algum curso da área da saúde estão autorizadas a fazerem a formação em MTC: fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, dentistas e outros.
Recentemente o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) escreveu uma nota sobre a autorização de fisioterapeutas na prática da acupuntura.
Fonte: https://www.dicasdefisioterapia.com