Crioterapia na Fisioterapia
A Crioterapia tem se tornado uma técnica muito utilizada pelos profissionais da Fisioterapia.
O que faz com que seja muito utilizada no ambiente esportivo, por exemplo, é o seu fácil manuseio e baixo custo. Além disso, os profissionais da área da saúde escolhem essa técnica para diversos fins. Porém, faltam estudos para atestar sua eficácia para tratar determinadas lesões.
A definição para a Crioterapia é algo como terapia por meio do frio, abrangendo uma grande quantidade de técnicas especificas que utilizam o frio nas formas líquida, sólida e gasosa, tendo como objetivo reduzir a temperatura do ponto em que é aplicada, causando efeitos de termos fisiológicos.
Esteticamente é muito acionada, especialmente para tratar problemas como verrugas. No entanto, não há estudos suficientes para comprovar sua utilização para fazer com que pessoas adquiram pigmentos, caso tenham falta deles. Na Fisioterapia, por sua vez, é muito utilizada como um creme com cânfora, para combater a inflamação ou edema, reduzir a dor e diminuir o espasmo muscular.
Sua aplicação pode ser através de bolsas de gelo, imersão em água gelada e os sprays, muito utilizados na área esportiva. E o tempo em que fica posicionada sobre a região em questão pode ser determinada por meio do quadro em que o paciente se encontra, dependendo do grau da lesão.
Fonte: http://www.centraldafisioterapia.com.br